Assentos e acessórios de couro em um ambiente marinho são um verdadeiro desafio. Como você limpa o couro do barco?

Conhecido e apreciado por sua beleza, o couro também é um material de alta durabilidade. Exposto aos elementos, alta umidade, calor, sujeira, água e ao sol, os revestimentos de couro podem secar e, eventualmente, rachar. Mesmo com uma capa de lona ou em uma cabine de barco, a manutenção do couro é importante para ajudar os assentos e os revestimentos a ficarem com aparência de novos e flexíveis.

couro-cuidadosPara preservar as superfícies de couro em seu barco, evite dicas sobre receitas e técnicas de limpeza que funcionam melhor com peças de vinil, metal e plástico para barcos. Seja em sua casa, carro, barco ou avião, a melhor maneira de limpar o couro é com produtos formulados para couro acabado.

Saber como limpar um banco de couro pode parecer algo complicado, porém é mais simples do que parece.

Mas para ter êxito e não prejudicar o seu material, é necessário que tome alguns cuidados na hora de fazer o procedimento. Apesar da facilidade de limpar o couro, mantê-lo em bom estado é uma coisa mais complicada. É preciso sempre contar com um pano para limpar a superfície assim que qualquer impureza cair sobre o material.

Afinal, por causa da delicadeza do revestimento em couro há alguns materiais que podem facilmente manchá-lo.

Como limpar banco de couro?

Para saber como limpar banco de couro, é preciso ficar atento a algumas questões para que não afete a qualidade e nem retarde a vida útil do material.  Porém, diferente do banco de tecido tradicional, todo o processo de limpeza é mais simples, necessitando de poucos itens. Dessa forma, para iniciar o processo, separe duas esponjas macias, duas flanelas, uma garrafa de detergente neutro e um balde.

Após isso, misture uma parte do sabão para três de água até gerar bastante espuma. Com a solução, comece a passá-la com a esponja em movimentos circulares. 

Assim, ao finalizar, retire a espuma com a flanela umedecida com água limpa. Repita o processo mais uma vez até que o detergente seja totalmente removido. Pronto, agora você sabe como limpar um banco de couro. Não esqueça de fazer o mesmo procedimento em todas as outras partes revestidas de couro.

Após, é aconselhável hidratar o banco de couro. Essa parte é de suma importância para manter o aspecto de novo e manter a qualidade do material. E é nesse momento que entra a outra esponja e flanela.

Com o banco ou outra superfície seca, aplique o hidratante e passe com a esponja. Caso o couro nunca tenha passado por um processo como esse após sair da fábrica, passe uma quantidade razoavelmente grande.

Continuando, espere de cinco a dez minutos e faça uma nova aplicação, dessa vez usando uma quantidade menor do produto. Pronto, agora basta esperar secar e passar uma flanela seca para dar o polimento e acabamento final ao material.

Para saber se o trabalho funcionou, após todo esse processo, sente no banco e observe se ele faz o rangido natural do atrito do couro com a sua roupa.

Dicas que deixará o banco de couro em bom estado

Agora que você conhece o processo de limpar bancos de couro ou outra superfície feita com esse material, é hora de apresentarmos algumas dicas importantes para conseguir preservar o aspecto de novo.

O primeiro ponto é realizar a limpeza com periodicidade, mesmo que por meio de um aspirador de pó e um pano de microfibra úmido.

Principalmente os bancos que contarem com um revestimento claro, esse processo precisa ser feito toda semana. Além disso, uma dica que serve para todos os tipos de bancos é limpar a superfície na hora que alguma impureza cair sobre o tecido ou material.

Ou seja, evite o aparecimento de manchas que irão dar mais trabalho para você no futuro. Isso nos leva a próxima dica: utilize sempre materiais específicos. Por mais que recomenda-se o uso do sabão ou detergente neutro, qualquer produto preparado exclusivamente para o couro ajudará o material a preservar suas propriedades.

Por fim, nunca deixe o banco úmido. Esse pode ser um dos grandes vilões para quem possui esse tipo de revestimento.

O couro com umidade causa mofo que irá gerar um cheiro desagradável, além de estragar o material. Por isso, voltamos a frisar que, caso queira um trabalho mais profissional, procure uma empresa especializada nesse tipo de procedimento.